Efeitos do Contrato de Locação de Obra/empreitada

 

 

  1. 1.   Direitos do Dono da Obra

 

  1. a.   Exigir do empreiteiro a observância da obrigação contratual e de suspender a obra, mesmo após o início da construção. Mesmo após iniciada a construção, pode o dono da obra suspendê-la, desde que pague ao empreiteiro as despesas e lucros relativos aos serviços já feitos, mais indenização razoável, calculada em função do que ele teria ganho, se concluída a obra.

 

  1. b.  Concluída a obra de acordo com o ajuste, ou o costume do lugar, o dono é obrigado a recebê-la.

 

  1. c.   Acompanhar a execução da obra em todos os seus trâmites, fiscalizando o seu andamento, ordenando alguma mudança necessária, devido a fatores imprevistos surgidos no seu desenvolvimento, exceto se a execução se revestir de algum segredo especial que o empreiteiro não possa revelar em seu detrimento.

 

  1. d.   Poderá, porém, rejeitá-la, se o empreiteiro se afastou das instruções recebidas e dos planos dados, ou das regras técnicas em trabalhos de tal natureza, ou, em vez de rejeitar a coisa, redibindo o contrato, pode o adquirente reclamar abatimento no preço.

 

  1. e.   Pedir não só o pagamento de materiais que foram entregues ao empreiteiro, uma vez que, o empreiteiro é obrigado a pagar os materiais que recebeu, se por imperícia ou negligência os inutilizar, mas, se ocorrer diminuição no preço do material ou da mão-de-obra superior a um décimo do preço global convencionado, poderá este ser revisto, a pedido do dono da obra, para que se lhe assegure a diferença apurada, e a adequação do contrato à realidade econômico-social, evitando-se o enriquecimento sem causa do empreiteiro que poderá ter lucro, mesmo cobrando menos, e reequilibrando-se o contrato economicamente.

 

 

 

 

Citação, Transcrição, Interpretação e Paráfrases das principais obras, "exclusivamente para fins de estudo":

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

atualizado em 22-09-2014///00:52:54



Referências Consultadas

Direito Ao Alcance De Todos