- Das Garantias Locatícias
- Dos Prazos E Da Extinção Dos Contratos De Locação
- Das Sublocações
- Do Aluguel
- Direitos e deveres do Locador
- Direitos e deveres do Locatário
- Locações Não Residenciais
- Locação Para Temporada
- Dos Prazos Extinção Da Locação
- Extinção do contrato de Locação
- Efeitos Práticos do contrato de Locação
A cessão da locação, a sublocação e o empréstimo do imóvel, total ou parcialmente, dependem do consentimento prévio e escrito do locador.
Aplicam-se às sublocações, no que couber, as disposições relativas às locações.
O instrumento particular, feito e assinado, ou somente assinado por quem esteja na livre disposição e administração de seus bens, prova as obrigações convencionais de qualquer valor; mas os seus efeitos, bem como os da cessão, não se operam, a respeito de terceiros, antes de registrado no registro público. No Registro de Títulos e Documentos será feita a transcrição: dos instrumentos particulares, para a prova das obrigações convencionais de qualquer valor.
É ineficaz, em relação a terceiros, a transmissão de um crédito, se não celebrar-se mediante instrumento público, ou instrumento particular revestido das solenidades do § 1º do art. 654. (O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos.)
Na cessão por Título oneroso, o cedente, ainda que não se responsabilize, fica responsável ao cessionário pela existência do crédito ao tempo em que lhe cedeu; a mesma responsabilidade lhe cabe nas cessões por Título gratuito, se tiver procedido de má-fé.
Estando o imóvel sublocado em sua totalidade, caberá a preferência ao sublocatário e, em seguida, ao locatário. Se forem vários os sublocatários, a preferência caberá a todos, em comum, ou a qualquer deles, se um só for o interessado. Havendo pluralidade de pretendentes, caberá a preferência ao locatário mais antigo, e, se da mesma data, ao mais idoso.
Quando ajustada verbalmente ou por escrito e como prazo inferior a trinta meses, findo o prazo estabelecido, a locação prorroga-se automaticamente, por prazo indeterminado, somente podendo ser retomado o imóvel nas hipóteses de:
A locação também poderá ser desfeita: por mútuo acordo; em decorrência da prática de infração legal ou contratual; em decorrência da falta de pagamento do aluguel e demais encargos; para a realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público, que não possam ser normalmente executadas com a permanência do locatário no imóvel ou, podendo, ele se recuse a consenti-las; em decorrência de extinção do contrato de trabalho, se a ocupação do imóvel pelo locatário relacionado com o seu emprego;se for pedido para uso próprio, de seu cônjuge ou companheiro, ou para uso residencial de ascendente ou descendente que não disponha, assim como seu cônjuge ou companheiro, de imóvel residencial próprio; se for pedido para demolição e edificação licenciada ou para a realização de obras aprovadas pelo Poder Público, que aumentem a área construída, em, no mínimo, vinte por cento ou, se o imóvel for destinado a exploração de hotel ou pensão, em cinquenta por cento; se a vigência ininterrupta da locação ultrapassar cinco anos.
Morrendo o locatário, ficarão sub-rogados nos seus direitos e obrigações: nas locações com finalidade residencial, o cônjuge sobrevivente ou o companheiro e, sucessivamente, os herdeiros necessários e as pessoas que viviam na dependência econômica do decujus, desde que residentes no imóvel; nas locações com finalidade não residencial, o espólio e, se for o caso, seu sucessor no negócio.
Citação, Transcrição, Interpretação e Paráfrases das principais obras, "exclusivamente para fins de estudo":
-
Diniz, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro - vl. 3
-
Gonçalves, Carlos Roberto - Direito Civil Brasileiro – vl. 3
-
Pereira, Caio Mario da Silva - Instituições de Direito Civil - Vl.3
-
Efeitos Particulares dos Contratos
-
Dos Vícios Ocultos ou Redibitórios
-
Da Evicção
-
Das Arras ou Sinal
-
Da Estipulação Em Favor De Terceiro
-
Da Promessa de Fato de Terceiro
-
Do contrato com Pessoa a Declarar
-
Extinção normal dos contratos
-
Causas de dissolução dos contratos pelas Nulidades
-
Direito de Arrependimento
-
Resilição Bilateral ou Distrato
-
Resilição Unilateral
-
Resolução dos Contratos por Cláusula Resolutiva
-
Resolução Contratual por Inexecução Voluntária
-
Resolução Contratual por Inexecução Involuntária
-
Resolução Contratual por Onerosidade Excessiva
- Cláusula Especial da Retrovenda
- Cláusula Especial da Venda a Contento
- Cláusula Especial de Preempção ou Preferência
- Cláusula Especial da Reserva de Domínio
- Da venda sobre Documentos
Contrato Agrário ou de Parceria Rural
atualizado em 27-08-2014/10:15:11